James Brown

Morreu James Brown a lenda que inventou a soul!

A sua vida foi comparável a qualquer conto de fadas de menino pobre chegou a multimilionário, tendo-se transformado numa lenda da música popular. James Brown, o pai da soul music, morreu na madrugada de ontem, dia de Natal, aos 73 anos.

Brown estava hospitalizado desde anteontem e nada fazia prever que a pneumonia que lhe foi diagnosticada viesse a ser fatal.

Célebre por uma voz imponente e pelos seus frenéticos movimentos, Brown tornou-se famoso com canções como “I Got You (I Feel Good)”, “Papa’s Got a Brand New Bag”, “Please Please Please” , “Living in America” e “Sex Machine”.

Com uma carreira que atravessou mais de 50 anos, foi o homem que transformou o gospel em rhythm and blues e soul.A sua música contribuiu para criar estilos como o rap, o funk e a música disco.

Nascido em um subúrbio de Barnwell (Carolina do Sul) em 1933, Brown superou uma infância marcada pela miséria e a marginalização, após ser abandonado aos 4 anos pelos seus pais e deixado aos cuidados de parentes e amigos. Cresceu nas ruas de Augusta (Geórgia), onde cantava e dançava para pagar o seu quarto num bordel.

Aos 16 anos, foi condenado a passar três anos num reformatório por roubar carros. Ao sair, a meio de uma carreira semiprofissional de pugilista, uniu-se ao grupo de gospel de Bobby Byrd, cuja família acolheu Brown.

A banda, rebaptizada como Famous Flames, assinou um contrato em 1956 com a King Records de Cincinnati e quatro meses depois a canção “Please Please Please” transformou-se no seu primeiro título a alcançar o topo dos “tops”.

Depois, foram lançados títulos como “Papa’s Got a Brand New Bag”, “I Got You (I Feel Good)”, “Get Up (I Feel Like Being a Sex Machine)” e “I’am Black and I’m Proud”, enquanto Brown se envolvia com drogas, álcool e actos de violência, que lhe trouxeram problemas com a Justiça.

Na década de 70, após a morte do seu filho num acidente de viação, a carreira de Brown começou a declinar, embora depois tenha lançado sucessos como “Living in America”, que integrou a banda sonora de “Rocky IV”, em 1986.

Dois anos depois, a carreira de Brown foi interrompida ao ser condenado a seis anos de prisão por tentar agredir dois policías que o perseguiram após invadir armado uma reunião de agentes de seguros que era realizada num seu edifício, acusando-os de utilizar a sua casa de banho particular.

O cantor passou mais de dois anos na prisão, após os quais se dedicou a trabalhar com jovens músicos de rap e hip-hop, que viram nele, apesar dos seus erros, um modelo que conseguiu superar a miséria e marginalização da sua infância.

Brown, cujo repertório chegou a 800 canções, recebeu um Grammy em 1992 pela sua contribuição à música. Em 1965 e 1987, já tinha sido premiado na festa dos Grammy.

Imagens do funeral de James Brown:

 

In: JN

6 respostas a James Brown

  1. e uma pena pois adoro james brown…
    vai ficar sempre vivo em nossa memoria e em nossos coraçoes.

    erica

  2. garagem diz:

    O James foi simplesmente um dos músicos mais importantes dos últimos tempos. Foi uma perda enorme para a música…Mas como dizes, e bem, continuará sempre presente. As suas musicas nunca o deixarão morrer.

  3. brown é o rei do blek nao vai ter substituto para esse lenda,niguem vai dançar como ele.

  4. niguem vai dançar como ele.james o unico o masimo.

  5. Daniel Fedullo diz:

    James Brow,

    Simplesmente para a minha geração, representou a descoberta da música através de um genio, a sua identidade nos marcou para sempre e hoje, temos uma lacuna que com o passar do tempo não foi absorvida por nenhum outro genio.
    Suadades daquele que tinha tudo para dar esrrado, mas que deu certo. Pois saber o que é certo ou errado, não interessa para esses tipos de genios
    Saudade muitas saudades, do seu eterno fã .
    Daniel Fedullo.

  6. cabeça diz:

    brow so existiu um no planeta nao ira existir outro,pois ele vai botar muito soul no ceu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: